Nosso couro

O couro é um material nobre, bonito e durável.

Na Nordweg, nossa equipe conta com décadas de experiência de trabalho com o couro. Neste tempo, adquirimos um conhecimento profundo sobre as suas características como o toque, beleza e durabilidade, além do know how para a criação de produtos realmente úteis e duráveis com eles. ​

Constantemente melhoramos nossos materiais junto aos nossos fornecedores e nos rodeamos de parceiros com processos sólidos, comprometidos com o meio ambiente e a comunidade a sua volta.

Couro premium de alta qualidade

O couro utilizado pela Nordweg tem uma qualidade superior porque utiliza insumos da melhor qualidade. As peles são escolhidas a dedo e os produtos utilizados no processo de curtimento são seguros e limpos. O processo de curtimento, por sua vez, é certificado pelos mais rigorosos padrões de sustentabilidade e segurança internacionais chamados REACH e LWG.

Em couros inferiores, por outro lado, são utilizadas peles de baixa qualidade, com marcas fortes que não poderiam aparecer no produto final. Estas peles são, então, lixadas e cobertas com uma espessa camada de tinta para serem corrigidas.

Este processo deixa o couro uniforme, porém tira também a sua beleza e vitalidade, deixando o material com uma aparência artificial, com um toque seco, duro e plastificado.

Na Nordweg, manter as qualidades originais do couro é essencial, por isso utilizamos apenas couros de flor integral, não lixados e com a menor aplicação de tinta possível. Isso preserva o toque suave, o brilho e a beleza do material.

Reconhecendo couro de verdade

Para identificar se um produto é feito de couro ou de sintético, uma das formas mais eficazes é sentir o seu cheiro. Dificilmente um material sintético conseguirá imitar o tradicional cheiro de couro que todos conhecemos.

Depois, procure por pequenas imperfeições, como leves mudanças na textura da pele em diferentes partes do produto, marquinhas de carrapato e etc. Caso estas características estiverem presentes, o material provavelmente é couro.

Por ser um material natural e de origem orgânica, nenhuma pele é exatamente igual a outra e, assim, cada produto também tem a sua identidade única. Essas pequenas imperfeições são parte da beleza e exclusividade do couro e não são consideradas defeitos. Pelo contrário, são uma prova de que é couro mesmo.

Investir em um produto de couro é valorizar a qualidade e certamente construir uma longa história com sua Nordweg.

É couro mesmo?

Frequentemente pessoas nos fazem esta pergunta, e com razão. A resposta é: Sim. É couro mesmo, de origem bovina.

No Brasil, tornou-se comum o uso de termos como "couro ecológico" e "couro sintético". No entanto, a lei n° 4.888 que impede o uso da palavra "couro" para materiais que não são obtidos exclusivamente de pele animal.

O uso destes termos vem popularizando-se com o aumento da importação de produtos sintéticos de baixo custo/qualidade, na tentativa de alguns vendedores agregarem valor aos produtos criando nomes que confundem os consumidores.

Couro ecológico? Nem tanto assim

O uso da palavra “ecológico” tenta atrair, questionavelmente, o interesse dos consumidores que buscam reduzir seu impacto no meio ambiente.

No entanto, materiais sintéticos são derivados do petróleo e, na sua maioria, são produzidos em alta escala em grandes indústrias poluidoras na China. Tanto a produção quanto o descarte destes produtos podem ser grandes inimigos do meio ambiente.

E para finalizar, estes produtos são muito menos duráveis e precisam ser substituídos com mais frequência, gerando muito mais resíduos não biodegradáveis no planeta.

Consumo consciente

Você sabia? O couro é uma das mais antigas formas de reciclagem. Ele é o subproduto da carne usada para a alimentação. Sem a sua utilização, o couro ficaria muito barato e eventualmente seria descartado. Por isso, usamos ele da melhor forma, criando produtos bonitos e duráveis que servirão bem pessoas no mundo inteiro.​

Quando tratado em um processo seguro e responsável, como é o caso da Nordweg e seus fornecedores, o couro tem um impacto ambiental muito menor que os sintéticos derivados do petróleo chamados de "ecológicos".

Certificações ambientais

Os couros utilizados pela Nordweg são certificados pelos mais respeitados órgãos internacionais de segurança e meio ambiente, o REACH e o LWG.​

O REACH é uma lista de substâncias restritas, usada pela União Europeia, que proíbe o uso de 59 categorias de químicos e envolve mais de 1000 substâncias como chumbo, cromo 6 e outros metais pesados, visando evitar problemas que vão desde alergias até o impacto ecológico dos produtos depois que são descartados.

Os fornecedores da Nordweg são grandes exportadores para Europa e, por isso, qualquer insumo que entre pelos seus portões deve necessariamente seguir o padrão REACH, para que não haja qualquer perigo de contaminação entre remessas.

Estes insumos limpos, como são chamados, chegam a custar de 5 a 6 vezes mais do que seus equivalentes “sujos”, o que influencia diretamente no preço do produto final.

E é no momento da compra que entra a escolha do consumidor, pois é ele que decide qual produto comprará e que tipo de empresa se tornará mais forte.

Os fornecedores da Nordweg tem a certificação ambiental LGW Gold, a mais criteriosa de todas

O certificado LWG (Leather Working Group), por sua vez, tem como objetivo avaliar o desempenho ambiental dos curtumes e também promover práticas de negócios que sejam ambientalmente sustentáveis.

Este é um certificado internacional bastante crítico e envolve todas as etapas da produção, incluindo a rastreabilidade das peles e outros insumos.

Uma vez avaliado, o curtume tem seus processos constantemente monitorados e recebe, de acordo com o seu alinhamento com os padrões exigidos, o certificado LWG Bronze, Silver ou Gold.

Esse processo de certificação é bastante trabalhoso, demorado e caro, uma vez que envolve o empenho de uma organização internacional.

Para a nossa tranquilidade e a dos nossos clientes, todos os curtumes fornecedores da Nordweg tem o certificação ambiental LGW Gold, o mais criterioso de todos.​

Inclusive, a madeira queimada nas caldeiras do curtume é certificada e proveniente de áreas replantadas, ou seja, que não são de desmatamento. Além disso, 100% da água utilizada no processo é tratada, assim como os principais gases gerados durante o curtimento.

Como cuidar do couro

Nossa missão é criar produtos úteis e duráveis para se tornarem verdadeiros parceiros dos seus donos. Com a Garantia Vitalícia e alguns cuidados, a sua Nordweg poderá durar uma vida inteira.

Seguem algumas dicas para manter a sua Nordweg útil e bonita por muitos e muitos anos:

• Tome cuidado com objetos pontiagudos e canetas, eles podem deixar arranhões e riscos irreversíveis.

• Para a limpeza do couro, utilize um pano levemente umedecido com água. Não utilize produtos químicos, pois eles podem deixar manchas.

• Para hidratar o couro, sugerimos cremes de manutenção (Clique aqui para conhecer), que devem ser aplicados com movimentos circulares. Após a secagem, lustre com um pano macio e limpo.

• Caso sua Nordweg entre em contato com umidade, seque-a o antes possível em um lugar seco e arejado, evitando contato direto ao sol por muito tempo. Se ficar úmido por muito tempo, o couro poderá mofar e manchar.

• Não cole adesivos, a química da cola pode reagir com o couro e descascá-lo.

• Caso um dos pontos da costura começar a abrir, você pode fazer a manutenção em casa utilizando um isqueiro para queimar o fio até a sua base, com cuidado especial para não danificar o material em volta.